Dicas para trabalhar em casa.
Home office é o escritório em casa. É possível trabalhar home office a partir de três tipos de arranjo: sendo funcionário de uma empresa, sendo freelancer ou como empresário de uma empresa home based.
Sua empresa sugeriu que você trabalhe em casa durante os próximos dias. Na Adobe, sabemos o que é isso. No momento, estamos nos adaptando a uma nova rotina na qual muitas pessoas estão trabalhando remotamente. Estamos aprendendo como nos conectar, colaborar e manter tudo em andamento, não importa onde estamos. Veja aqui algumas das práticas recomendadas que consideramos úteis até o momento.
Crie uma nova rotina.
Troque de roupa.
Pode ser tentador passar o dia de pijama. Mas, vestir suas roupas favoritas para trabalhar em casa mostra ao seu cérebro que você está pronto para um dia no “escritório”. Você pode estar planejando uma nova página da Web ou fazendo edições em um documento PDF, mas seguir essa etapa simples facilita o trabalho remoto e permite que você seja mais produtivo durante o dia.
Defina um horário.
Crie uma programação de trabalho que você consiga manter e comunique-a com clareza ao seu parceiro, seus filhos e outras pessoas que vivem na sua casa. Se você também está incluindo novas tarefas escolares à sua rotina de trabalho, lembre-se de que não está sozinho. Não se esqueça de incluí-las em sua programação diária e definir uma notificação de ausência durante esse tempo para que seus colegas saibam que você está indisponível.
Faça pausas.
Por incrível que pareça, é mais difícil se afastar do trabalho quando está trabalhando em casa. Mas é essencial fazê-lo para evitar a fadiga do trabalho remoto. Inclua pausas de 15 minutos em sua programação de trabalho, reserve meia hora no calendário para almoçar e beba água regularmente durante o dia para manter-se hidratado.
Mexa-se.
Ir para o trabalho, sair de uma sessão de fotos para uma reunião e andar até o restaurante mais próximo para almoçar são atividades que mantêm você em movimento. Lembre-se de se movimentar enquanto estiver trabalhando remotamente. Tente fazer exercícios antes de começar o dia de trabalho. Adicione lembretes, como “Alongamento”, ao seu calendário. Organize-se para fazer caminhadas diárias. E tente ficar em pé durante as reuniões virtuais ao longo do dia. Seu corpo vai agradecer.
Decore seu escritório pessoal.
Dedique um cômodo a ele.
Assim como se vestir, é importante ter um escritório pessoal em sua casa. Isso ajuda sua mente a focar naquela edição de vídeo, no preparo de apresentações ou na análise dos resultados de sua última campanha. É importante ter um cômodo separado onde você pode fechar a porta, principalmente se tiver crianças ou pets em casa. Se isso não for possível, encontre um cantinho e declare-o como seu espaço de trabalho.
Tenha bons equipamentos de trabalho.
Resista à tentação de trabalhar no sofá ou na cama. Use uma cadeira ergonômica, uma mesa firme e um monitor no tamanho adequado para proteger os braços, pescoço e ombros. Escolha um bom headset para aproveitar melhor as conferências e não ser interrompido por barulhos externos. E não se esqueça de guardá-lo no mesmo lugar quando não estiver usando para saber exatamente onde procurá-lo quando for preciso. Por fim, saiba se sua conexão de Internet é suficiente para o novo fluxo de trabalho. Verifique a velocidade de sua Internet para garantir que esteja tudo pronto para trabalhar.
Tenha as ferramentas de equipe.
Atualmente, uma variedade de ferramentas de colaboração facilita o trabalho remoto e a produtividade. Sua equipe pode criar e revisar documentos e designs e manter tudo em andamento com o Adobe Acrobat e o Adobe XD. Você pode fazer reuniões virtuais de equipe com o BlueJeans e conferências corporativas maiores com o Adobe Connect. Envie mensagens instantâneas a colegas e equipes por meio do Slack.
Mantenha a produtividade fluindo.
Estamos aqui para ajudar as equipes a trabalhar, mesmo quando todos estão trabalhando remotamente. Os usuários da Adobe Creative Cloud podem confiar nas Bibliotecas da Creative Cloud para ajudá-los a acessar os ativos criativos certos, sempre que precisarem deles. Além disso, integrações com ferramentas de produtividade, como Microsoft Teams, Slack, Jira, entre outros, facilitam muito reuniões de brainstorm, chats e a colaboração em projetos. Os usuários da Adobe Document Cloud contam com nossas ferramentas para compartilhar e revisar arquivos, coletar assinaturas em documentos, converter documentos impressos em digitais e muito mais. Tudo enquanto trabalham em casa.
Mantenha as crianças interessadas.
Estabeleça um ritmo.
Trabalhar e ajudar os filhos a estudar em casa, ao mesmo tempo e no mesmo lugar, é no mínimo desafiador. Assim como você precisa de um horário organizado para o seu dia de trabalho, as crianças também serão mais produtivas em uma “sala de aula em casa” organizada e com uma rotina. Ao organizar um ambiente que atenda às necessidades de sua família, lembre-se de que deve haver tempo para aprender, brincar, criar e explorar, além de um tempo dedicado às refeições e lanches. Em breve, a Adobe vai compartilhar uma variedade de ferramentas para adultos e crianças que incentiva o aprendizado criativo.
Monte uma sala de aula.
Se suas crianças estão acostumadas a ir para a escola, talvez seja melhor criar uma experiência semelhante à escola em casa. Se possível, use uma programação de aulas semelhante àquela seguida na escola para que elas se adaptem rapidamente à nova rotina. Como parte dessa programação, anote os horários e as matérias nos quais auxiliará as crianças e defina os horários em que vai alternar da função de “professor” para a função de “funcionário”.